Adalberto Brito Cabral de Mello

ass adalberto mello

Filho de Diogo Soares Cabral de Mello e de Evelina Brito de Mello, nasceu em São Fidélis, Rio de Janeiro, a 29 de outubro de 1909, e faleceu no Rio de Janeiro-RJ a 8 de junho de 1986. Casou-se com Maria Cristina Barbalho da Motta Albuquerque, tendo três filhas: Angela Maria, Lina Maria e Mariza.

Iniciou sua vida como industriário e trabalhou, depois, como contador da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Genealogista dedicado, ingressou no Colégio Brasileiro de Genealogia em 1951, chegando ao quadro de titulares em 5 de novembro de 1968, como primeiro ocupante da Cadeira nº 5. Foi Tesoureiro de 1960 a 1970, membro de seu Conselho de Administração no mesmo período e Vice-Presidente de 1973 até seu falecimento.

Pertenceu aos Institutos Genealógicos da Bahia, do Rio Grande do Sul e Brasileiro, e também ao Instituto Português de Heráldica.

Era dono de excelente biblioteca genealógica e de grande arquivo, parte dele incorporado ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Publicou os seguintes trabalhos:

  • A Família do Almirante Dom Carlos Baltazar da Silveira – Brasil Genealógico II, 6
  • a série Carta de Brasão de Armas , em colaboração com Manuel Artur Norton, no Boletim do Arquivo do Alto Minho, 1975.
Volatr ao topo