Maurilio Augusto de Almeida
Nasceu em 08 de junho de 1926 em Bananeiras, Paraíba, filho de Pedro Augusto de Almeida e Maria Eulina Rocha de Almeida. Faleceu no dia 14 de junho de 1998, aos 72 anos.
Médico, era professor titular e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, tendo recebido o título de Professor Emérito. Foi também professor da escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, na Paraíba. Membro de várias entidades médicas: Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba, Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Sociedade Brasileira de Bacteriologia e Sociedade Interamericana de Patologia.
Além da medicina, que era sua paixão, dedicava-se à leitura, posuindo uma biblioteca com cerca de 50 mil livros catalogados.
Pertenceu também à Academia Paraibana de Letras, à Academia Brasileira de História, ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, ao Instituto de Genealogia e Heráldica da Paraíba, à Academia de Artes e Letras do Nordeste, à Sociedade Brasileira de Escritores Médicos e à Academia Riograndense de Letras.
No Colégio, foi aceito como sócio em 11 de outubro de 1988, tornando-se Titular em 23 de janeiro de 1989.
Homem de sociedade, culto, inteligente, além dos inúmeros trabalhos sobre sua especialidade, como genealogista e historiador publicou várias obras importantes, entre elas:
- Presença de D. Pedro II na Paraíba;
- Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque, o Visconde de Cavalcanti;
- Rodolfo Garcia, a história de sua vida na vida da História;
- O Barão de Araruna e sua prole;
- No tempo brasileiro de D. João VI;
- Lembrando Pedro Augusto de Almeida em seu centenário.