Documento mais antigo do Arquivo Nacional é restaurado e traz registros inéditos de 1594

Raro manuscrito, de valor incalculável, estava deteriorado, dificultando a preservação e o acesso a conteúdos históricos.

 

O Arquivo Nacional acaba de concluir a restauração e digitalização de um verdadeiro tesouro da memória brasileira: um livro de notas datado de 1594, considerado o documento mais antigo sob a guarda da instituição. As informações são do colunista Ancelmo Gois.

O manuscrito, raro exemplar cartorial e por muito tempo o único em funcionamento em um cartório colonial, estava em avançado estado de deterioração, o que comprometia sua integridade física e dificultava o acesso ao conteúdo.

Após um trabalho minucioso e artesanal realizado por um especialista do próprio Arquivo Nacional, o volume teve sua estrutura recuperada e agora passa a ter sua preservação garantida para as próximas gerações.

As escrituras registradas no livro funcionam como uma janela para o cotidiano do período colonial, revelando aspectos fundamentais da sociedade da época, como estruturas sociais e dinâmicas da vida cotidiana.

Entre os registros estão contratos de compra e venda de imóveis, ajustes de contas, doações, arrendamentos, acordos de casamento, dotes, alforrias e retificações de status de pessoas escravizadas — documentos de valor inestimável para pesquisadores da formação histórica e social do Brasil.

Graças à digitalização, os registros poderão ser consultados online, permitindo que pesquisadores e o público em geral explorem a história do Brasil nos séculos passados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

cartaz extensao historia da igreja no brasil I RGB
Curso de Extensão História da Igreja no Brasil (Faculdade São Bento – RJ)

História da Igreja no Brasil (ver publicação original aqui) Professor Gilcemar Hohemberger Doutor em Teologia Período De 10 de fevereiro […]

SAIBA MAIS
noticiascartograficas
Acervo cartográfico do Rio de Janeiro vira livro gratuito elaborado pelo Itamaraty

Acervo cartográfico do Rio de Janeiro vira livro gratuito elaborado pelo Itamaraty (publicado em Notícias Cartográficas em 29 de dezembro […]

SAIBA MAIS
WhatsApp Image at ..
Mesa-Redonda – Da Árvore ao Papel: O Caminho Para Escrever e Publicar Seu Livro de Genealogia
SAIBA MAIS
Volatr ao topo