
Edital de lançamento e modelo para submissão de artigo para a Revista Brasil Genealógico 2025
Leia abaixo o Edital de Lançamento da RBG 2025. Solicite o Modelo de Submissão de Artigos enviando uma mensagem para […]
Raro manuscrito, de valor incalculável, estava deteriorado, dificultando a preservação e o acesso a conteúdos históricos.
O Arquivo Nacional acaba de concluir a restauração e digitalização de um verdadeiro tesouro da memória brasileira: um livro de notas datado de 1594, considerado o documento mais antigo sob a guarda da instituição. As informações são do colunista Ancelmo Gois.
O manuscrito, raro exemplar cartorial e por muito tempo o único em funcionamento em um cartório colonial, estava em avançado estado de deterioração, o que comprometia sua integridade física e dificultava o acesso ao conteúdo.
Após um trabalho minucioso e artesanal realizado por um especialista do próprio Arquivo Nacional, o volume teve sua estrutura recuperada e agora passa a ter sua preservação garantida para as próximas gerações.
As escrituras registradas no livro funcionam como uma janela para o cotidiano do período colonial, revelando aspectos fundamentais da sociedade da época, como estruturas sociais e dinâmicas da vida cotidiana.
Entre os registros estão contratos de compra e venda de imóveis, ajustes de contas, doações, arrendamentos, acordos de casamento, dotes, alforrias e retificações de status de pessoas escravizadas — documentos de valor inestimável para pesquisadores da formação histórica e social do Brasil.
Graças à digitalização, os registros poderão ser consultados online, permitindo que pesquisadores e o público em geral explorem a história do Brasil nos séculos passados.
Leia abaixo o Edital de Lançamento da RBG 2025. Solicite o Modelo de Submissão de Artigos enviando uma mensagem para […]
Quinta Cultural CAERGS – Bate-papo com o geólogo, pós-doutor em Geoquímica, professor colaborador da UFPR e pesquisador de História e […]
EDITAL DE REGULAMENTAÇÃO Nº. 01/2025 02.02.2025 PRÊMIOS COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA 2022 e 2025 Atendendo ao disposto no Art.38 de […]