cbg fichas matrimoniais banner

FICHAS MATRIMONIAIS DO RIO DE JANEIRO

O arquivo de fichas matrimoniais do Colégio Brasileiro de Genealogia é útil para pesquisa genealógica na cidade do Rio de Janeiro. Ele contém registros dos séculos XVII ao XX, conforme descrito abaixo. Acesso ao conteúdo das fichas é exclusivo a associados do CBG.

a) Século XX

Este conjunto contém mais de 12 mil fichas, a maioria referente ao terço inicial do século. São geralmente relacionadas a famílias com projeção na vida social do Rio de Janeiro. Inclui alguns casamentos não realizados nesta cidade, mas onde o casal veio a residir.

b) Século XIX

Maior e mais utilizado conjunto, com mais de 80 mil casamentos. As fichas contêm, no mínimo, a localização da paróquia e livro e folha do registro, mas frequentemente trazem informações de filhos (com batismo e casamentos), profissões, endereços, pais dos noivos e óbitos.

c) Século XVIII

Conjunto com mais de 19 mil fichas. Em função da deterioração ou perda de alguns livros, muitas fichas inferem o casamento através de anotações de batismo de filhos do casal.

d) Século XVII

Conjunto com cerca de 8 mil fichas, obtidas principalmente através de consulta a livros genealógicos. Por não terem sido ainda planilhadas, a pesquisa pode ser realizada apenas na sede do Colégio Brasileiro de Genealogia.

Agradecimento: O arquivo de fichas matrimoniais do Colégio Brasileiro de Genealogia é fruto do trabalho extenso e visionário de levantamento de registros em livros paroquiais realizado nos anos 50 e 60 por Carlos Grandmasson Rheingantz e sua esposa Lucia Grandmasson, Paulo Carneiro da Cunha, Gilson Caldwell do Couto Nazareth, Marieta Alberto Torres, Adalberto Brito Cabral de Mello, Amilcar Montenegro Osório, Armando Salmont Campbell e Carlos Sayão Dantas; e de sua organização e indexação, coordenada e realizada por Guilherme Serra Alves Pereira, com o auxílio de Juliana Schuery Sales Moreira e Angela Maria Duhá.

BUSCA:
Acesso ao conteúdo das fichas é exclusivo a associados do CBG. Para saber se uma ficha consta da coleção, preencha o campo abaixo com nome(s) e sobrenome(s) do noivo e/ou da noiva. Uma vez confirmada a existência da ficha, e já sendo associado/a, contate o Colégio Brasileiro de Genealogia e solicite sua imagem ou detalhes de seu conteúdo. Caso não seja ainda associado/a, associe-se antes de enviar sua solicitação.

Importante: Ao enviar sua solicitação, informe o século referente ao matrimônio para facilitar a busca da ficha de seu interesse.

Volatr ao topo