Jorge Douglas Alves Fasolato

Nasceu em Juiz de Fora, filho do empresário Jorge Valentim Fazolatto e de Maria Aparecida Fazolatto.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, muito cedo optou pela imprensa, onde começou como colaborador. Em 29 de maio de 1986, estreou como titular de uma coluna diária, no jornal Correio da Mata, passando em 24 de fevereiro de 1987 para a redação do Diário da Manhã- os dois periódicos, hoje, já extintos.

Atuou também nas redações do Jornal de Domingo, no centenário O Fluminense e também em seu suplemento Sete dias, editados em Niterói, e nos jornais Folha da Região e Transa News. Em janeiro de 1992 passou a escrever diariamente para o jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 26 de julho de 1998, aceitou o desafio de lançar a primeira coluna periódica on-line do país, no site Acessa.

Participou ativamente da implantação do jornal Panorama, onde assina uma coluna diária desde 30 de novembro de 2003.

Na administração municipal de Juiz de Fora, ocupou os cargos de Assessor de Imprensa e assessor de comunicação da Cesama – Companhia de Saneamento Municipal, de onde se desligou em 2003.

É autor dos livros “Juiz de Fora: imagens do passado”, que está em sua quarta edição, e “Inácio Franco: um ramo inédito das Três Ilhoas”, em parceria com Marta Amato.

Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e um dos 30 integrantes do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio. Associou-se ao CBG em 1995, tendo sido eleito para a Cadeira 3 em 2004.

Dentre diversas homenagens, recebeu a “Medalha Santos Dumont”, no grau “Prata”, em 2001, pelo governo de Minas Gerais; o título de “Personalidade Cultural”, em 2001, pela União Brasileira de Escritores, e a “Medalha Pedro Nava”, em 2004, pela Prefeitura de Juiz de Fora.

Volatr ao topo