José Tavares Drummond
Nasceu no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1919, filho de Eduardo de Oliveira Assis Drummond e Josephina Augusta Tavares Drummond. Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1990.
Foi aluno do Colégio São Bento, e a formação lá recebida marcou-o profundamente, tornando-o um homem religioso que pertenceu ao Movimento Familiar Cristão e que completou 50 anos como Congregado Mariano.
Cursou Engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde se formou engenheiro civil e elétrico em 1949. Por algum tempo teve uma pequena empresa, indo depois trabalhar para o Estado do Rio de Janeiro, na SERLA – Superintendência Estadual de Rios e Lagoas. Lá esteve em atividade até o dia anterior à sua morte.
Casou-se em 07 de janeiro de 1947 com Oneirita Ribeiro Quintanilha – sua vizinha da casa em frente, sendo pais de Paulo Sérgio, Mauro José, Ieda Lúcia, Ana Maria, Silvia Regina, Teresa Cristina e Cláudia Lúcia.
Apaixonado pela história dos seus familiares, pesquisou exaustivamente em arquivos de famílias, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. No Colégio Brasileiro de Genealogia exerceu diversas funções: Secretário e Membro do Conselho de Administração (1961-64), Tesoureiro (1973-76) e membro do extinto Conselho de Administração (1961-64; 1964-67).
Além de artigos sobre a família, em 1963, nos jornais cariocas Tribuna da Imprensa e Jornal do Comércio, publicou:
- A Família Drummond no Brasil – ramo mineiro – Tomo I, Números 1, 2 e 3 – 1970;
- Índice Geral – dos três números do Tomo I, deixando pronto o Tomo II de sua obra, que trata do ramo fluminense.