Luiz Alberto da Costa Fernandes

Nasceu no bairro Lins de Vasconcelos, na cidade do Rio de Janeiro-RJ em 03.07.1946. Engenheiro aposentado. Filho de Erico Bacellar da Costa Fernandes, vice-almirante reformado da Marinha do Brasil, e de Maria Célia da Costa Fernandes. Casado com Deir Dias da Costa Fernandes, comerciante, filha de Ivo Martins Dias, tabelião-substituto da 14ª Circunscrição do Registro Civil e de Zilda da Silva Dias. Pai de 3 filhos: Luiz Eduardo, Engenheiro de Produção, n. Rio, 29.12.1974 ; Luiz Rodrigo, – Administrador de Empresas, n. Rio, 08.08.1976 e de Luiz Gustavo, Engenheiro de Produção, n. Rio, 28.08.1986.

Engenheiro Mecânico de Projetos, pela Universidade Católica de Petrópolis, 1970; Extensão universitária: Curso de Administração e Gerência – IAG/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1978; Curso de Organização e Métodos – IAG/PUC – Rio de Janeiro.

Vida Militar:
Aspirante em 1966 do Curso de Preparação de Oficiais do Exército – CPOR/RJ – Arma de Engenharia – Estágio de Instrução no 1° Batalhão de Engenharia de Combate – Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ em 1968.

Vida Profissional
Engenheiro na VARIG – desde 04 de Junho de 1971, tendo exercido ali os cargos e funções de Chefe do Setor de Sistemas Operacionais; Chefe de Divisão de Processamento de Dados da Diretoria de Manutenção; Chefe da Divisão de Sistemas e Métodos da Diretoria de Manutenção na Área Industrial. Em 1990 passou a integrar a Equipe de Implantação da Qualidade Total (TQC) na Diretoria de Engenharia e Manutenção. Em 1995 foi transferido para a Gerência de Projetos Estratégicos, ligada à Diretoria de Planejamento.

Participou em 1997 do Consórcio Brasil-Alemanha para o estudo da implantação de um trem-bala entre o Rio-São Paulo-Campinas; e do Projeto da Nova Marca VARIG, que incluiu a nova pintura e reconfiguração de todos os interiores das aeronaves. Quando a VARIG se incorporava a uma das primeiras Alianças Globalizadas do Transporte Aéreo: a Star Alliance (inicialmente com United Airlines, Lufthansa, VARIG, Air Canadá, Thai Airways e SAS), foi representante da VARIG para o Comitê PSO – Project Support Office – Grupo encarregado de estabelecer, implantar e manter os procedimentos de Comunicação, Documentação e Gerenciamento de Projetos a serem seguidos por toda a Star Alliance.

Aposentou-se da VARIG em 31 de outubro de 2001.

Genealogista e pesquisador. Participante de diversos grupos de discussão em genealogia pela Internet. Sócio Honorário do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba-PI. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio de Janeiro, Cadeira nº 31, Patrono Gen Ex Aurélio de Lyra Tavares.

Violonista amador, com preferência pela MPB – Música Popular Brasileira, admirador de Baden Powell, Toquinho, Vinicius de Moraes, Paulinho Nogueira, Cartola, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Jorge Benjor, Tom Jobim. Amante da fotografia, com interesse no Brasil Antigo e a Ilha de Paquetá.

Obras publicadas:
Apontamentos Genealógicos das Famílias Costa Fernandes, Bacellar, Perry, Braga e Aliadas – em dois tomos, 2005;

Paquetá – Eu Era Assim em 2003-2004-2005- trabalho em multimídia, estudo fotográfico organizado em temas, sobre a Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, 2005;

Dom João e o Solar do Brigadeiro em Paquetá – estudo para comprovação da permanência de Dom João VI na Ilha de Paquetá, com levantamento histórico-genealógico do Brigadeiro [de Milícias] Francisco Gonçalves da Fonseca, proprietário do Solar onde se hospedava Dom João, hoje denominado “Solar D’El Rey”, 2008;

Trilogia Genealógica: Cabrita, Camisão, Cony – Engenheiros Militares no Brasil do Século XIX – estudo genealógico das famílias dos Engenheiros Militares:  Ten-cel João Carlos de Vilagran Cabrita, Patrono da Arma de Engenharia do Exército; Cel Carlos de Moraes Camisão – da célebre Retirada da Laguna – Patrono do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Aquidauana no Mato Grosso do Sul ; e o Brigadeiro Jacinto Desidério Cony, 2008.

Antigas Famílias Amigas do Brigadeiro de Paquetá – Pesquisas genealógicas abrangendo as famílias: I) do Brigadeiro de Milícias Francisco Gonçalves da Fonseca, II) Pinto Serqueira, III) Fortunato de Brito e IV) Saldanha da Gama. Inclui ainda dados históricos sobre alguns ícones da Ilha de Paquetá, tais como o “Solar D’El Rey”, a Capela de São Roque, etc., bem como diversos dados relacionados com a Revolta da Armada e a Ilha de Paquetá, 2010.”

Exceto o citado estudo fotográfico em CD, suas obras, em livros, estão disponíveis para consulta, dentre outros Centros de Cultura: Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Colégio Brasileiro de Genealogia, todos no Rio de Janeiro.

Volatr ao topo