Luiz Gonzaga da Silva Leme

Nasceu em Bragança, São Paulo, a 03 de agosto de 1852, filho do coronel Luiz Manoel da Silva Leme e Carolina Eufrásia de Moraes. Faleceu em 13 de janeiro de 1919, no mesmo Estado em que nasceu.

Fez os estudos preparatórios no Seminário de São Paulo. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1876, mas curiosamente não seguiu a carreira jurídica, vindo a formar-se em Engenharia Civil , em 1 junho de 1880, pelo Instituto Politécnico de Rensselaer, em Troy, Nova York, Estados Unidos.

Ainda estudante de engenharia no instituto americano, trabalhou junto ao governo nas obras de melhoramento do rio Missouri, na cidade de Omaha, no estado de Nebraska. Em 1880 foi chefe de seção na construção de ferrovia na Flórida. De volta ao Brasil, em 1881 foi novamente chefe de seção, desta vez na construção da estrada de ferro que ligava Rio Claro a São Carlos do Pinhal, em São Paulo.

Seguindo sua carreira na engenharia, em 1883 foi engenheiro-chefe nas obras de outra ferrovia, a Bragantina, ainda em São Paulo, tornando-se depois seu Inspetor Geral, cargo em que permaneceu até 1898. Em Pirapora, São Paulo, restaurou a capela, construiu o Colégio Norberto e inaugurou o serviço de abastecimento de água.

Em 08 de setembro de 1883, aos 31 anos, casou-se com Maria Fausta Macedo, tendo sido pais de Maria Ester, Maria Nazaré, Maria Adelaide, José Antônio, Raul, Maria de Lourdes, José Hildebrando, José Sizenando, Maria Bernadete e outros que faleceram na infância.

Foi membro da Sociedade de Engenheiros de Rensselaer e do Instituto Histórico de São Paulo; sócio correspondente do Centro de Ciências e Artes de Campinas (São Paulo, Brasil). Da Igreja, recebeu em 1900 a Cruz Pro Ecclesia et Pontífice e o grau de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno.

A ele a genealogia brasileira deve a atualização da Nobiliarquia Paulistana, de Pedro Taques, até o limiar do século XX. Sua Genealogia Paulistana, em nove volumes (São Paulo, 1903-1905) é, ainda hoje, um monumento, pelo rigor e honestidade de suas investigações, descobertas e retificações à obra de Taques.

Volatr ao topo