Vera Ravaignani

Historiadora, pesquisadora e folclorista, Vera Job, como era conhecida, nasceu a 18 de junho de 1934 em Birigui – SP. Mudou-se com a família, ainda criança, para Tatuí-SP, onde iniciou seus estudos, concluindo o curso de professora normalista em Itapetininga-SP. Começou a carreira docente em Sorocaba, onde se tornou um dos mais importantes personagens da história, nas áreas da educação e da cultura.

No início dos anos 1960, em Sorocaba, foi designada para chefiar o recém-criado Museu Histórico Pedagógico “Brigadeiro Tobias”, local transformado por ela num ponto de encontro e troca de ideias entre pesquisadores. Recebeu a sugestão de resgatar a memória de um personagem importante na História do Brasil e, à época, esquecido: o tropeiro.

Em 1961, Vera Job deu início ao trabalho de resgate das tradições tropeiras na cidade. Resultado de seu empenho e sua determinação, em 1970, por lei aprovada na Câmara Municipal de Sorocaba, foi criado o evento que ganhou o nome de Semana do Tropeiro, passando a ser realizado anualmente. Além da Semana, foi idealizadora também do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo e responsável pela reinstalação do Museu Histórico Sorocabano.

Docente na Universidade de Sorocaba – UNISO, onde desenvolveu inúmeros trabalhos de pesquisa sobre o tropeirismo. Primeira mulher eleita para a Academia Sorocabana de Letras, onde ocupava a Cadeira nº 33 que tem como patrono Aluísio de Almeida e na Academia promoveu diversos cursos sobre as origens do tropeirismo de mulas no Brasil e na América Latina.

Associada do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 23.09.1994, faleceu aos 87 anos de idade na tarde do dia 7 de fevereiro de 2022.

Fontes: imprensa sorocabana e arquivos do CBG.

 

 

Volatr ao topo