Braz Francisco Raul Santiago Winkler Pepe

Filho de Francisco Pepe e Maria Appolonia Winkler Pepe, nasceu no Rio de Janeiro a 31 de outubro de 1943.

Licenciado em Letras pela Faculdade Nacional de Filosofia [1966] e em Museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ [1967]. Cursos de Arqueologia e Antropologia: nos Estados Unidos – Universidades da Pensilvânia e de Temple, Fildadélfia e na Iglaterra – Franklin and Marshall College, de Lancaster [1964-1965]. Mestrado no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ [1967-1969] e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP.

Professor Titular de Antropologia, Etnologia e Arqueologia da Universidade Gama Filho-UGF e Coordenador das mesmas disciplinas na Sociedade Universitária Augusto Motta-SUAM. Sócio Fundador do Instituto de Arqueologia Brasileira (RJ) e da Sociedade de Ecologia do Brasil (SP). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geografia (RJ), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SP), do Instituto Genealógico Brasileiro (SP) e da Heraldish – Geneaçlogische Gesellsrchaft “Adler” (Viena, Áustria); da Societé des Americanistes (Paris, França); e da Società Napolitana di Storia Pátria(Nápoles, Itália)..

É autor, entre outros, dos seguintes trabalhos:
. Etnologia e História através da Pesquisa Genealógica – 1973;
. Puglia Aragonese – Reações e Compromissos ao Domínio Real (1442-1516), sua tese de doutoramento.

Apaixonado torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas onde era sócio-proprietário. Em 1984, tornou-se Benemérito e nos anos 1990, Grande Benemérito no clube. Deixou três filhos, de dois matrimônios: do primeiro, dois filhos que vivem na Itália e do segundo, uma filha que reside no Rio de Janeiro

Associado do CBG em 18.07.1988, foi eleito Titular da Cadeira nº 21 exatamente um mês depois, em 18 de agosto. Faleceu no Rio de Janeiro-RJ a 15 de novembro de 2018.

Volatr ao topo