Charles Goldenzon

Filho de pais brasileiros e neto de avós poloneses, Charles nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 30 de janeiro de 1968.

Formou-se em Engenharia Química pela UFRJ e concluiu mestrados em Engenharia Bioquímica pela Universidade de Birmingham e Liderança em Manufatura pela Universidade de Cambridge. Trabalhou na Indústria Farmacêutica.

Sempre demonstrou interesse por História da Família e em 2015, em viagem à Polônia, se deparou com um detalhado, e até então desconhecido, depoimento sobre um ramo da família. Neste momento, decidiu então levar adiante uma pesquisa mais profunda e estruturada. Concentra suas pesquisas documentais principalmente na Polônia, em Israel e no Brasil. Sua pesquisa na Polônia o levou até o final do século XVII e início do XVIII, duas ou três gerações antes dos judeus nesta região adotarem sobrenomes familiares em substituição a patronímicos.

Iniciou interações com o Colégio Brasileiro de Genealogia em 2016 e tornou-se seu associado em 2017. Em 2018, junto com um grupo de pesquisadores e entusiastas de genealogia judaica, fundou a Sociedade de Genealogia Judaica do Rio de Janeiro (SGJRJ), da qual é o atual Presidente. A SGJRJ é membro da IAJGS – International Association of Jewish Genealogical Societies.

Além da genealogia documental, dedica-se a genealogia genética, gerindo diversos kits de DNA de seus familiares nas diversas empresas de teste. Frequentemente faz palestras sobre genealogia genética, genealogia judaica e sobre o uso de programas e sites para gestão de árvores genealógicas.

É indexador e verificador de indexação do FamilySearch e voluntário do BillionGraves e do RAOGK (Random Acts of Genealogical Kindness).

Publicações genealógicas:

– Your Brazilian Relatives Await You: Finding Your Way Through the Brazilian National Archives – AVOTAYNU Volume XXXIV, Number 4, Winter 2018

– Tracing your heritage in Brazil – Guide for an initial genealogy search​ – Trabalho apresentado na 40ª Conferência de Genealogia Judaica da IAJGS

 

 

Volatr ao topo