D. Pia Maria D’Orleans e Bragança e Borbone †

Dona Pia Maria Raniera Isabela Antonieta Vitória Teresa Amélia Gerarda Raimunda Ana Miguela Rafaela Gabriela Gonzaga de Orleans e Bragança e Borbone nasceu em Boulogne-Billancourt, França, a 4 de março de 1913 foi uma princesa do Brasil e princesa de Orleans e Bragança.

Filha de D. Luís de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, e de D. Maria Pia de Bourbon, princesa de Bourbon-Duas Sicílias. Era irmã de D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão-Pará, e de D. Luís Gastão Antônio de Orleans e Bragança.

Com a morte prematura do pai em 1920, e, no ano seguinte, a morte da avó D. Isabel, em 1921, o irmão mais velho de D. Pia Maria, D. Pedro Henrique, foi alçado, seguidamente, aos títulos de príncipe do Grão-Pará, em 1909, príncipe imperial do Brasil, em 1920, e chefe da casa imperial do Brasil, em 1921. Como chefe da Casa imperial, não tendo D. Pedro Henrique ainda filhos, D. Luís Gastão Antônio, seu irmão e de D. Pia Maria, tornou-se príncipe imperial. D. Luís Gastão Antônio, todavia, morreu precocemente dez anos depois, aos vinte anos, em 1931, fazendo de D. Pia Maria, pelo breve período de sete anos, a princesa imperial do Brasil, figurando-se segunda na linha de sucessão ao trono brasileiro.

Tal situação mudou em 1938, quando nasce o primogênito de D. Pedro Henrique, D. Luís Gastão. D. Pia Maria volta, então, à condição de princesa do Brasil, terceira na linha sucessória, situação que conservaria mesmo mediante casamento desigual, com o conde de Nicolay, por ter sido essa uma união morganática. A situação “provisória” de princesa imperial a que D. Pia Maria foi submetida é similar àquela de sua tia-bisavó, D. Januária, que foi a princesa imperial do Brasil de 1836 a 1845, quando nasceu o primogênito de D. Pedro II, D. Afonso Pedro.

D. Pia Maria casou-se em Paris, em 12 de agosto de 1948, com René Jean Marie Nicholas de Nicolay, Conde de Nicolay (17.01.1910 – 24.11.1954), filho de Aymard Marie Jean de Nicolay, Marquês de Goussainville, e da Marquesa Yvonne Léonie Marie Anne Georgine. Eles tiveram dois filhos:

  1. Louis-Jean de Nicolay, Marquês de Goussainville (Le Mans, França, 18 de setembro de 1949. Casou-se em Luxemburgo, em 23 de agosto de 1980, com Barbara Marie Anne d’Ursel de Bousies, filha do Conde Michel Alfred Isabelle Marie d’Ursel de Bousies. Eles tem dois filhos e duas filhas.
  2. Robert Marie Pie Benoit de Nicolay (Neuilly-sur-Seine, França, 17 de fevereiro de 1952. Exerceu inúmeras funções no governo da França, chegando a ser ministro de Estado. Casou-se em Paris, em 5 de fevereiro de 1983, com S.A. a Princesa Nathalie Laetitia Jeanne Yvonne Marie, Princesa de Murat, filha do Príncipe Napoléon Joachim Louis Maurice Murat. Eles tiveram dois filhos e três filhas.

Ela faleceu no Castelo de Le Lude, em 24 de outubro de 2000.

Volatr ao topo