Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria nasceu no domingo, 18 de novembro de 1945, na Maternidade Arnaldo de Moraes, em Copacabana, Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, filho de Gustavo Alberto Accioli Doria e de Silvia Cresta Mendes de Moraes; neto paterno de Raul Moitinho da Costa Doria e de Inesilla do Valle e Accioli de Vasconcellos; neto materno de Justo Rangel Mendes de Moraes e de Herminia Gomes de Mattos Cresta.

Formou-se engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968 e é doutor em Ciências em Física  pelo CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1977). Na mesma UFRJ onde se formou,  é Professor Titular (Catedrático) desde 1985 e Professor Emérito desde 2003.

Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro correspondente da Academia Hispano-Belga de História e da Academia de Letras e Artes de Portugal.

Foi admitido no Colégio Brasileiro de Genealogia em 18 de julho de 1988, sendo eleito Sócio Adjunto em 16 de outubro de 1990 e, oito meses depois, em 28 de junho de 1991 foi eleito Sócio Titular.

Sobre genealogia publicou os livros:

  • No Tempo de Vargas  – Revan, 1994;
  • Os Herdeiros do Poder – com colaboradores, Revan, 1994 e 1995;
  • Caramuru e Catarina – Senac SP, 2000;

além de vários artigos em revistas especializadas.

Tem interesse nas linhagens medievais portuguesas e em questões como famílias com ancestrais na antiguidade (o problema das DFAs, Descents from Antiquity).

Volatr ao topo