Luís Edgar de Andrade Furtado
Nasceu em Fortaleza, Estado do Ceará, em 17 de março de 1931, filho de Manuel Antônio de Andrade Furtado e Maria Dilara Bezerra de Meneses.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade Católica de Filosofia, em seu estado natal, em 1952, tendo sido professor de Filosofia no curso secundário. Formou-se, também, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1953, e está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro.
Estudou comunicação no Centre de Formation des Journalistes e no Institut Français de Presse, em Paris. Começou a atividade jornalística no diário O Nordeste, de Fortaleza. Trabalhou, também, nos Diários Associados do Ceará. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1956, como repórter da revista O Cruzeiro. Morou na França entre 1959 e 1965 e neste período foi correspondente do Jornal do Brasil e da revista Manchete.
De 1965 a 1967, dirigiu, no Rio de Janeiro, a Editoria Internacional do Jornal do Brasil. Passou o ano de 1968 no Vietnam, com correspondente de guerra. Em 1969, ganhou o Prêmio Esso Nacional de Jornalismo com uma série de reportagens sobre psicanálise.
De 1969 a 1973 residiu em São Paulo, onde foi repórter da revista Realidade, além de editor do jornal O Estado de São Paulo e da revista Exame. De volta ao Rio, trabalhou na Rede Globo de Televisão, de 1973 a 1985, tendo sido editor-chefe do Jornal Nacional e chefe da redação. É um dos autores do Manual de Telejornalismo da Rede Globo, editado em 1985. Também dirigiu a redação da Rede Manchete de Televisão.
Casou-se com Maria Teresa de Toledo Andrade, paulista, psicóloga. O casal teve três filhas: Maria Isabel, Ana Bárbara e Constança.
Há muitos anos dedica-se à pesquisa genealógica, tendo trabalhos sobre as famílias Castelo Branco e Saraiva Leão, na Revista do Instituto do Ceará, na revista Itaytera do Instituto Cultural do Cariri (Crato, Ceará), no jornal O Globo e em outras publicações.
Entre outros, são de sua autoria:
- O Licenciado Plácido Francisco de Assis Andrade e seus descendentes;
- Andrade Furtado: raízes e origens;
- Notícia histórica dos Castelo Branco do Ceará e da Paraíba;
- Os Bezerra de Ponte de Lima e Viana do Castelo.