Luiz Gonzaga Nunes †

Filho de Jorge Leite Nunes e Antonieta Utsch de Carvalho, nasceu em Caxambu, Estado de Minas Gerais, a 12 de junho de 1916. É casado, tem 6 filhos, 17 netos e 15 bisnetos.

Fez as primeiras letras na escola pública de sua cidade, e depois estudou na Escola Agrícola D. Bosco, de Cachoeira do Campo-MG, e concluiu o antigo curso ginasial no Ginásio Mineiro da capital belo Horizonte. Diplomou-se pela Faculdade Brasileira de Comércio de Belo Horizonte e laureou-se em Ciências Contábeis e Atuariais pela Faculdade de Economia da UFMG – Universidade federal de Minas Gerais. Fez curso intensivo de Assistente Social, pelo Departamento Nacional da Previdência Social; de Chefia e de Contabilidade Industrial pelo IAPI – Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários, onde entrou por concurso de 1ª, 2ª e 3ª entrância, atingindo ali seu final de carreira.

Convocado durante a II Guerra, reorganizou a Secretaria do 10º Batalhão de Caçadores em Ouro Preto-MG. Classificado como atirador de elite, foi instrutor de tiro. Recebeu promoção, medalha de guerra e vários elogios.

Na carreira, foi Chefe da Fiscalização e Arrecadação do IAPI em Minas Gerais, tendo apresentado sugestões para a sua reorganização, consubstanciadas nas Resoluções 395 e 398/50; Chefe e Instrutor Fiscal do INPS – Instituto Nacional de Previdência Social. Manteve Escritório de Atuária, deu curso de Previdência Social a funcionários do Instituto da Previdência dos Servidores do Estado de MG, foi perito atuarial na Justiça.

Desde criança sempre se interessou por conhecer seus antepassados e depois de aposentado compôs a primeira obra listada abaixo, para salvar a memória da família. E então seguiram-se as demais, também listadas abaixo:

– Genealogia da família Nunes;
– Os Utsch no Brasil;
– Família Carvalho;
– Os Leite Pinto;
– Os Guizzardi e os Oliveira Bastos.
– A meus netos;
– Homenagem a um casal ilustre;
– História em Quadros;
– A grande família;
– Famílias das famílias de L-S;
– Azeredo Coutinho – Ramo de Sabará;
– Maria Utsch Buccini – a mestre da vida;
– Antonio Leite de Araújo Pinto – Elisa.

Atualmente, está reescrevendo A grande família.

Biografia apresentada pelo autor em dezembro de 2009.

Falecido em Minas Gerais a 1º setembro 2017

Volatr ao topo