Luiz Philippe de Sá Campello Faveret

ass luiz favereti

Biografia de um pai, feita por uma filha

Luiz Philippe de Sá Campello Faveret nasceu em Rio Grande-/RS em 18 de setembro de 1903, quarto filho de Rosalie de Sá Campello e Affonso Henrique Faveret.

Desde cedo se apaixonou pela música e dedicou-se ao piano, tendo sido convidado pela diretora do Conservatório de Musica de Buenos Aires a seguir carreira de concertista. Aos 14 anos uma febre reumática o prendeu à cama por um longo período, que foi aproveitado para um estudo profundo da História da França em particular e da Europa em geral – creio que seu amor pela genealogia nasceu nesta época.

Veio com a família para o Rio de Janeiro, formou-se em Direito, casou-se com sua prima em 4º grau, Maria Stella Duvivier Goulart, filha de Laura Wagner Duvivier e Arlindo de Moraes Goulart, com quem teve 3 filhos: Theodoro, Paulo e Olga Maria.

Trabalhou por 32 anos no Banco do Brasil, onde foi chefe da Biblioteca do Contencioso por 30 anos. Aposentou-se no início de 1959 e dedicou-se aos netos (9 ao todo), aos livros e a seu piano.

Entre suas inúmeras qualidades morais era portador de uma facilidade enorme de comunicação, sendo um agregador de amigos e principalmente da família.

Faleceu em 20 de fevereiro de 1988, deixando muitas saudades.

Volatr ao topo