Manuel Artur de Fraga Norton

Galeria de Associados Assinatura Manuel Artur Norton

Filho de Artur Xavier Norton e Luisa Fraga Norton, Manuel Artur de Fraga Norton, Barão de São Roque, nasceu a 1º de junho de 1935 na antiga freguesia de Campo Grande, em Lisboa.

Graduado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, Doutor em História pela Universidade do Minho, era membro de academias internacionais de genealogia e de heráldica e sócio honorário do Instituto Português de Heráldica – IPH.

Professor universitário. Exerceu o cargo de Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Consultor do Gabinete de Heráldica da Força Aérea Portuguesa e Vogal do Conselho da Nobreza de Portugal.

Nos trabalhos de sua autoria, destaca-se a obra de referência “A Heráldica em Portugal”, em 3 volumes.

Foram incontáveis artigos em revistas de genealogia e heráldica, principalmente na Armas e Troféus. Eis alguns deles:

Os deputados, pelo Brasil, que assinaram a Constituição de 1821- na revista Brasil Genealógico, Tomo III,1970, do Colégio Brasileiro de Genealogia

As armas da família flamenga Van der Haagen. Raízes & Memórias – nº 7 – outubro 1991.

E mais: Pero de Barcelos; Genealogia dos Vieiras e Britos da Casa de Vicente; D. Pedro Miguel de Almeida Portugal; Livro antigo de linhagens : (achegas para a sua coordenação); Livros de linhagens : livro velho 1; Livros de linhagens : livro velho 2; Livros de linhagens : livro velho 3; Genealogias medievais: os Braganções; Alguns problemas da genealogia em Portugal; Evolução na ordenação dos brasões de família; Classificação heráldico-genealógica e bibliografia das “Armas e Troféus”; O regimento do armeiro-mor; Comentários sobre algumas correntes de dedução de gerações; Aspectos da Heráldica Portuguesa no século XX; Algumas caraterísticas da heráldica portuguesa; Confirmação de brasão de armas de família a João de Figueiredo; Heráldica portuguesa de família (série extensa). E muitos outros.

Associado correspondente no CBG desde 25.01.1969, faleceu na Póvoa do Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal, no domingo 31 de março de 2022.

 

Volatr ao topo