Marco Polo Teixeira Dutra Phenee Silva

Nascido em Campos dos Goytacazes-RJ, criado em São Paulo e há 30 anos morador em Brasília-DF.

Ex-aluno do Seminário do Ibaté, em São Roque (SP), graduado em Matemática e Física pela Universidade de São Paulo. Cursou mestrado em Economia, área de concentração em Política Fiscal, na Escola Fazendária. E fez extensão universitária em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília. Concluiu cursos em diversas linguagens de programação: Visual Basic, C++, Java, Net, e outras aplicações mais específicas: SAS para Estatísticas, Mathlab e inúmeras outras.

Trabalhou por 37 anos no Banco Central do Brasil, iniciando na área de crédito rural, passando pela área de processos judiciais do grupo de fiscalização bancária, como analista de Bolsa e de mercado financeiro e, por fim, como analista de sistemas, desenvolvendo aplicativos para a realização de tarefas rotineiras no Departamento Econômico do Banco Central.

Fluente em Inglês, Espanhol e Italiano, estudou Latim e Grego Clássico na época de seminarista e ainda estuda Alemão, Catalão, Grego Moderno e outras línguas modernas e antigas.

Publicou o livro “Uma Família Silva na São Paulo Setecentista”. Tem ainda em elaboração estudos sobre um ramo de Vasconcelos paulistanos, dos Faria de Albernaz taubateanos (e suas ramificações por Minas Gerais e Goiás), um levantamento amplo das famílias norte-fluminenses e capixabas, além do mapeamento das famílias de povoadores e colonos nas Comarcas de Ouro Preto e Rio das Mortes.

É autor também de um bom número de genealogias de famílias, publicadas no site Sala de Estudos, (www.marcopolo.pro.br) que mantém e coordena, e que se compõe de uma área dedicada à Genealogia brasileira, outra à História – principalmente a Pré-História, e uma terceira com relatos de viagens.

Membro do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Instituto Genealógico Brasileiro, da Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia, do British Heritage (da Grã-Bretanha), da Genealogical Association of Nova Scotia (Canadá) e da New England Historic Genealogical Society (Boston, MA, EUA).

Volatr ao topo