Patrícia de Lima Bocaiuva

Patrícia nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 18 de maio de 1967, filha do oficial da Marinha do Brasil Joaquim Manoel Vasconcellos Bocaiuva (*Jundiaí, 1935) e da professora / artista plástica Vera Maria de Lima Bocaiuva (*Rio de Janeiro, 1937).

Formou-se em Letras: Licenciatura Português-Inglês e Literaturas em 1989 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou sempre como professora e tradutora. Atualmente é professora e coordenadora do curso de inglês The Scole, no Rio de Janeiro.

Em 1990 casou com o engenheiro eletricista/professor universitário Armando Martins Leite da Silva (Rio de Janeiro, 1954). As duas filhas, Carolina (1993) e Paula (1999), nasceram no Rio de Janeiro.

Morou em diferentes lugares ao longo da vida: Natal (RN) e McLean (VA) nos Estados Unidos com os pais. Foi durante os anos nos EUA que descobriu sua vocação para ensinar inglês. Já casada, morou em Toronto (Canadá), Itajubá (MG) e Porto (Portugal).

A curiosidade sobre a família surgiu a partir das histórias que a mãe contava sobre a família do avô desta, o escritor e membro da ABL Antônio Augusto de Lima, em Congonhas de Sabará, atual Nova Lima, MG, sobre os Monteiros de Barros, os Breves e o prussiano João Guilherme de Suckow, um dos fundadores do Jockey Club do Brasil.

Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 31 de março de 2006, onde trabalhou por dois biênios como Diretora 1ª secretária, durante a presidência de Regina Cascão.

O objetivo maior de suas pesquisas é a preservação e divulgação das histórias da família. Concentra suas pesquisas documentais no Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália.

Desde 2015 é uma entusiasta da genealogia genética, gerenciando atualmente diversos kits de DNA de familiares e agregados nos mais diferentes sites (Ancestry, Family Tree DNA, Geni, My Heritage, Gedmatch, entre outros).

Volatr ao topo