Paulo Machado Costa e Silva

Galeria de Associados Assinatura Paulo Machado Costa e Silva

Nascido em 17 de maio de 1917, estava prestes a completar 102 anos de idade.  Nasceu em Petrópolis-RJ, primogênito entre 9 filhos de Iria e José. Fez o curso elementar na cidade natal, e aos 12 anos foi para o Seminário de Azambuja, em SC, seguindo para São Leopoldo, no RS, onde estudou Filosofia e Teologia. Iniciou  sua carreira de Professor no Colégio Marista em Porto Alegre e retornou em 1942 ao Estado do Rio de Janeiro, instalando-se em Cantagalo-RJ. Ali conheceu Waldemira, com quem casou já em Petrópolis, onde se estabeleceu   profissionalmente.

Paulo teve sete filhos: Elza, Sebastião e Wilson já falecidos, e ainda Iria, Paulo Antônio, Alzira e Ilka. Foi professor de Português, Latim, Francês e História em diversos colégios particulares e públicos em Petrópolis, bacharelou-se em Direito pela 1ª turma da Universidade Católica de Petrópolis em 1958, lecionou Direito Romano na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Católica de Petrópolis.

Foi fundador da Associação dos Professores e do Sindicato da classe. Na política exerceu a vereança e presidiu a Câmara Municipal de Petrópolis, onde ali cumpriu recentemente o cargo de Diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos e Técnicos. Na vida cultural foi Membro de diversas associações culturais. Prestou relevantes serviços no âmbito do jornalismo, mantendo até pouco tempo assídua publicação de seus escritos sobre a história do Legislativo no jornal Tribuna de Petrópolis.

Católico fervoroso, na Ordem Franciscana Secular (OFS) foi Ministro da sua Fraternidade em Petrópolis e Ministro Nacional por diversas vezes, representando o Brasil em Congressos e Assembleias em Portugal, Itália e México; foi Conselheiro Internacional e atuou na Comissão Jurídica Internacional. Detentor de inúmeras comendas e lauréis, destacando-se as Medalhas Dom Pedro II e Koeler, e o Prêmio Academia Petropolitana de Letras – 2007, categoria Pesquisa Histórica, dentre outros.

(Diário de Petrópolis, ed. 18.03.2019, Texto de autoria de Fernando Costa, membro do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Petropolitana de Letras.)

Falecido em Petrópolis – RJ a 18 de março de 2019.

Dentre as diversas associações culturais de que fez parte, com orgulho registramos o CBG, ao qual se associou em 19 de agosto de 1967.

 

Volatr ao topo