Rui Vieira da Cunha

Nasceu em Castelo, Espírito Santo em 12 de junho de 1926, filho do também escritor e historiador dr. Ciro Vieira da Cunha (1897-1976) e de Ilca Vieira da Cunha (nascida Assis Ribeiro).

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1948). Tinha cursos de especialização no Brasil e no exterior : Universidade do Chile, Instituto de Estudos Superiores de Montevidéu, Escola de Administração da França, Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Paris, Curso da Escola Superior de Guerra (1963).

Foi advogado militante; técnico de administração  e assistente judiciário do DASP- Departamento Administrativo do Serviço Público; assistente judiciário do Ministério da Justiça; chefe do Serviço de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional; diretor da Escola de Serviço Público do DASP; diretor da Divisão de Educação Extra-Escolar do Ministério de Educação e Cultura; membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra; secretário-geral do Ministério da Saúde; ministro de Estado (interino) da Saúde; membro da Comissão Nacional de Moral e Civismo; delegado do Brasil na Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde; assessor especial do Diretor da FUNABEM – Fundação Nacional do Bem-estar do Menor e do Serviço de Promoção Social do Estado de São Paulo.; membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação – IBBD;  membro do Conselho Editorial da Bibliex – Biblioteca do Exército; professor-visitante da Faculdade de Filosofia de Marília – São Paulo e da Universidade Federal do Espírito Santo; professor em curso de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie – São Paulo.

Pertencia aos Institutos Históricos do Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Sorocaba, Juiz de Fora, Uruguaiana, Jaguarão, e Santa Maria; aos Institutos Genealógico Brasileiro, de Estudos Genealógicos do Rio Grande do Sul, Português de Heráldica,  Argentino de Ciências Genealógicas e de Estudos Genealógicos do Uruguai; ao Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil; à Sociedade Brasileira de Geografia; às Academias Espirito-santense de Letras, Brasileira de Ciências Morais e Políticas, Internacionale d´Héraldique/Paris-França, e Costarriquenha de Ciências Genealógicas.

Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 11/12/1974 e efetivo a partir de 24/06/1987.

Possuia a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico; as medalhas Imperatriz Leopoldina, de Prata Santos Dumont, do Pacificador; a Cruz do Mérito da Educação Moral e Cívica e João Ramalho; as insígnias do Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil.

Foi casado por 22 anos com Cenilde Lock Vieira da Cunha, tendo sido pai de dois filhos: Felipe e Fernando. Faleceu em 01 de outubro de 2003.

Publicou, entre outros:

  • A Ilha da Trindade e a desapropriação por utilidade internacional –  1948 (Prêmio Ruy Barbosa);
  • Para biografia de Elias Antonio Lopes –  1957;
  • Das armas de Itaboraí – 1961;
  • À margem das armas do Colégio Brasileiro de Genealogia – 1967 (separata);
  • Os primeiros reis de armas do Brasil – 1963 (Separata);
  • A pensão do Visconde de Barbacena – 1963;
  • Notas de Um Passavante –  1965;
  • Estudo da Nobreza Brasileira, RJ, 1967, Vol. I (Cadetes), Vol. II (Fidalgos de Cota de Armas), RJ, 1969, (a esses dois volumes lhe foi conferido o Prêmio Afonso X, El Sabio, pelo Inst. Internacional de Genealogia e Heráldica, de Madrid);
  • Figuras e Fatos da Nobreza Brasileira – 1975;
  • A História, a Geografia e o Poder Nacional – ESG, 1968.

Continuando a coleção Estudo da Nobreza Brasileira, ainda publicou:

  • Vol. IV (Grandes do Império), Edição do Autor, RJ, 1996, Vol. V
  • (Tratamentos), Edição do Autor, RJ, 1999, Vol. VI – (Duques), Edição do Autor, RJ, 2002, – Vol. VII – (Bispos), Edição do Autor, 2003; (Ainda ficou inacabado o VIII Volume da Série).

Biografia extraída do Jornal Brasileiro de Cultura – www.jbcultura.com.br/galeria/ruyvc.htm

Volatr ao topo