Sergio de Almeida Lamare

ass segio almeida

Nasceu no Rio de Janeiro, a 6 de fevereiro de 1922, filho de Joaquim de Lamare e Lívia de Almeida Lamare.

Professor. Fez o curso elementar no Colégio Our Lady of Mercy, seguindo depois para o Colégio Santo Inácio onde fez os antigos ginasial [1934-1937] e científico [1938-1940]. Iniciou os estudos de Medicina, mas abandonou e preferiu seguir História e Geografia, formação na qual, mais tarde, atingiu o Doutorado. Lecionou em duas escolas públicas – das quais se demitiu, e nos Colégios Padre Antônio Vieira e Santo Agostinho, o único no qual trabalhava ao falecer.

Segundo seus alunos, era avesso à fotografia, preferindo sempre evitar sair em fotos; e era um homem de grande coração. Solteiro, criou uma criança sem recursos, que estava bacharelando-se em Direito quando ele faleceu.

Diretor de Basquetebol do Botafogo Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, levava para o time muitos de seus jovens alunos do Sto. Agostinho – sob sua direção, o clube foi bicampeão carioca juvenil 1961-1962.

Faleceu em sua residência da rua Real Grandeza, bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, ao 73 anos, em 1995.

O CBG agradece ao Prof. José Luiz Ilha Alves Pereira, ex-aluno de Sergio de Lamare, a obtenção da imagem e dados biográficos.

Volatr ao topo