Vicente Costa Santos Tapajós †

Nasceu em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro de 1916. Filho de Luciano de Miranda Reis Tapajós e Noêmia Costa Santos Tapajós.

Fez os primeiros estudos na cidade natal, entrando, depois, para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 1928, lá estudando até 1930, quando seu pai precisou deixar a cidade por conta da vitória de Getúlio Vargas. Em Porto Alegre, aos 14 anos, passa a freqüentar o Colégio marista Nossa Senhora do Rosário, por pouco tempo, interrompendo os estudos e indo trabalhar Diário de Notícia, sucursal de Porto Alegre. Mais tarde, volta ao Rio de Janeiro e termina o secundário no Colégio Rezende. Formou-se em História, na Faculdade de Filosofia, da Universidade do Brasil (então Univ. do Distrito Federal), no Rio de Janeiro.

A maior parte de sua vida foi dedicada à difícil missão de educar e ensinar, atuando como professor de História por mais de 50 anos, num contato diário e proveitoso com a juventude, à qual transmitiu sadios sentimentos de brasilidade, civismo e amor à terra natal. Recém-formado, lecionou em colégios particulares e em 1952 entra para o corpo docente do Colégio Pedro II, onde ficou por 13 anos, tendo atuado nas seções Centro, Engenho Novo e Humaitá.

Lecionou também no Instituto de Educação, onde era Catedrático de História; por 20 anos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi lente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais [1970-1980] e Orientador do mestrado em História; na  Universidade Santa Úrsula, onde chefiou o Departamento de História; na Universidade Gama Filho e no Instituto Rio Branco, do Itamarati. Foi Chefe do Departamento de História da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Foi Coordenador e Professor do Curso do Artigo 91 da Rádio Roquete Pinto, e Assessor de História da TV Educativa, além de atuar na Rádio Ministério da Educação e na TV-Rio, prestando deste modo relevante contribuição à educação do país. Integrou os Conselhos Diretor da Associação Brasileira de Educação e Editorial da Bibliex – Biblioteca do Exército.

Agraciado com vários títulos e comendas, entre elas a Medalha do Pacificador, era membro da Academia Portuguesa de História (Acadêmico de Mérito); dos Institutos Históricos e Geográficos do Amazonas e do Rio Grande do Norte; dos Institutos Históricos de Petrópolis-RJ (Sócio Emérito) e Niterói-RJ.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1984, ocasião em que já apresentava um currículo de 4 cursos especializados na área de história e problemática brasileiras; 5 postos como professor e orientador de cursos; associação a 10 entidades culturais; 10 medalhas e diplomas; 49 conferências proferidas; 15 livros didáticos e 15 outros não didáticos. Fez parte da Comissão de Pesquisas Históricas e ocupou a presidência de 1992 a 1995 – depois de basicamente todos seus antecessores serem formados em Direito e com atividade relevante no serviço público e/ou na vida política, foi o primeiro presidente do IHGB formado num curso regular de História.

Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 1956.

Escreveu inúmeros livros didáticos sobre História, que muito contribuíram para tornar mais atraente e eficaz o ensino desta disciplina e inúmeras obras, entre as quais destacamos a “História da América” e a “História Administrativa do Brasil”, escritas com a melhor técnica da ciência histórica e que o definem, é justo reconhecer, como um grande historiador.

Casou-se em 25 de maio de 1940 com Léa e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro de 1998, na antevéspera de completar 82 anos.

Sua obra de pesquisa histórica o define como um pesquisador instigado por uma curiosidade intelectual infindável, realista e honesto nas conclusões de suas investigações. Algumas obras de sua autoria:

  • Em Torno da  Tragédia do Coruripe;
  • Duarte Coelho, fundador de Pernambuco;
  • O Regime das Capitanias Hereditárias;
  • A Política Administrativa de D.João III;
  • Organização Política e Administrativa do Império
  • Organização Política e Administrativa do Ministério da Justiça no Império – em parceria com Américo Jacobina Lacombe;
  • A História do Desenvolvimento Econômico do Brasil;
  • Dicionário Biobibliográfico de Historiadores, Geógrafos e Antropólogos Brasileiros – pelos 150 anos do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Fontes : Jeronymo Ferreira Alves Netto – Instituto Histórico de Petrópolis; Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil – Mário Ribeiro Martins; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – Revistas IHGB.

Volatr ao topo