Acordo assinado entre Arquivo Nacional e Dataprev

O Arquivo Nacional brasileiro e a Dataprev assinaram na quarta-feira, 24 de janeiro, um Acordo de Cooperação Técnica para promover ações relacionadas à preservação digital de documentos sob a guarda da instituição. Por meio do contrato, firmado pela diretora-geral do AN, Ana Flávia Magalhães Pinto e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, está prevista a implementação de um modelo de digitalização sustentável e estruturada do acervo, bem como a preparação da estrutura tecnológica do AN para ampliar sua capacidade de disponibilizar documentos digitais para a sociedade.

O projeto, inédito, será iniciado por meio de uma ação piloto. Essa ação inclui a digitalização e disponibilização de documentos nos diferentes formatos hoje presentes no acervo do AN, incluindo textuais, audiovisuais e iconográficos. A seleção dos acervos priorizados no projeto piloto será feito com base, entre outros fatores, na demanda dos usuários e no estado de conservação adequada à imediata digitalização.

AN – Arquivo Nacional, criado em 1838, situado no Rio de Janeiro, no antigo prédio da Casa da Moeda na histórica Praça da República, é um órgão público brasileiro. Subordinado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI, é responsável pela gestão, preservação e difusão de documentos da administração pública federal. Guarda um vasto e rico acervo, que conta parte importante da História do Brasil. Tanto em sua sede, no Rio de Janeiro, como em sua Superintendência Regional em Brasília, o AN trata, preserva e dá acesso a um patrimônio documental de valor inestimável para a sociedade brasileira e para o mundo. O AN possui 1086 fundos documentais, que podem ser agrupados em fundos de natureza: textual, audiovisual, iconográfico, cartográfico e sonoro. São aproximadamente 48 mil metros lineares de documentos textuais, mais de 2 milhões de itens iconográficos e 40 mil itens audiovisuais.

DATAPREV – criada em 1974. Empresa pública vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – MGI, a Dataprev é parceira estratégica do Governo Federal, atuando na ampliação de iniciativas de digitalização, automação de processos e transformação digital dos serviços públicos do Estado brasileiro. A empresa pública de tecnologia tem ampla experiência e capacidade para sustentação de serviços de TIC, sendo responsável pela operação de diversos sistemas que dão suporte à execução de diversas políticas públicas, em especial, nas áreas de Previdência Social, Trabalho e Assistência Social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adjunta M Celina Exner Isoldi
Nota de Falecimento – Maria Celina Exner Godoy Isoldi

É com imenso pesar que o Colégio Brasileiro de Genealogia comunica o falecimento de nossa associada adjunta Maria Celina Exner […]

SAIBA MAIS
Processos danificados pela chuva ()
Digitalização dos cartórios evitou perda de documentos em dez serventias que tiveram acervos destruídos pela cheia no RS

Fonte: Arpen/BR Cerca de 50 unidades foram atingidas pela inundação do mês de maio Dos 774 cartórios do Rio Grande […]

SAIBA MAIS
FamilySearch reduzida
Uma corrida contra o tempo: o Simpósio de Guardiões de Arquivos e Registros

Por Diane Sagers, 12 de Julho de 2024 – Publicado no Blog do FamilySearch No RootsTech 2024, líderes de arquivos e […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo