FBN disponibiliza novos instrumentos de pesquisa do Projeto Resgate

A Fundação Biblioteca Nacional já começou a disponibilizar para os pesquisadores do Brasil e do exterior os novos instrumentos de pesquisa preparados pela equipe de especialistas que atuou no Projeto Resgate Barão do Rio Branco durante o biênio 2021-2022.

O projeto é resultado de décadas de esforços em prol do mapeamento, catalogação, reprodução e digitalização de enorme volume de manuscritos sobre a história do Brasil em acervos do exterior, com ênfase na documentação do período colonial, e já resultou em dezenas de publicações de grande impacto para as pesquisas sobre a América Portuguesa e os primeiros anos após a Independência.
Atualmente, o Projeto Resgate é beneficiado por um instrumento de cooperação internacional firmado com a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A iniciativa contou com uma equipe multidisciplinar de dezessete pesquisadores que atuaram em várias frentes de trabalho ao longo dos últimos dois anos. O esforço resultou na preparação de mais de dez novos catálogos que facilitarão o acesso dos pesquisadores à documentação, parte da qual está disponível para consulta na BN Digital.

Os primeiros instrumentos de pesquisa disponibilizados na nova fase do projeto referem-se à extensa documentação do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, e já podem ser consultados na página <https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/projeto-resgate/novos-instrumentos-de-pesquisa>.

O Catálogo de Documentos sobre o Brasil na Série Reino, elaborado pela pesquisadora Érika Dias, é importante contribuição ao estudo de uma documentação muito rica para a história das capitanias coloniais. Por sua vez, o Catálogo de Verbetes para o Livro de Consultas da Bahia do Conselho Ultramarino é o primeiro de uma série de quatro instrumentos de pesquisa preparados por Sylvia Brandão e Régis Quintão como parte dos primeiros esforços de identificação sistemática do conteúdo dos códices do arquivo lisboeta, já reproduzidos pelo Projeto Resgate. O catálogo conta com hiperlinks que remetem o pesquisador diretamente ao fólio onde se encontra cada registro, o que garante a conexão com o repositório digital do projeto.

Os trabalhos da equipe técnica do Projeto Resgate estão sediados na Coordenação de Cooperação Institucional do Centro de Cooperação e Difusão. Os pesquisadores podem entrar em contato pelo e-mail <projetoresgate@bn.gov.br>.

O repositório digital está acessível na página <http://resgate.bn.br/>, e outras informações sobre o projeto podem ser consultadas em <https://hotsiteprojetoresgate.com/>.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

whatsapp image at ..
Procura por testes de ancestralidade cresce mais de 1.000% no Brasil; entenda mapeamento

Especialistas explicam que testagem genética é feita a partir da saliva ou da coleta de sangue, mas é preciso ter […]

SAIBA MAIS
banner
Jornada para o Brasil – História das migrações dos povos de língua alemã

Notícia publicada no site do Instituto Martius-Staden. Exposição didática comemorativa – Em 2024, são celebrados os 200 anos da imigração […]

SAIBA MAIS
fs
O FamilySearch realiza projeto de digitalização nas cidades de São José do Norte e de Rio Grande

Notícia publicada no blog do FamilySearch O FamilySearch, representado por seu gerente de relações institucionais, Marcelo Gayger Amaro, e por […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo