Nota de Falecimento – Titular da Cadeira nº 1

Profundamente consternados, lamentamos informar o falecimento, nesta manhã de 5 de maio, em Volta Redonda-RJ, de ROBERTO GUIÃO DE SOUZA LIMA.

Nasceu em 18.03.1939, no distrito de Barão de Juparanã (Ilha do Búfalo), Valença-RJ, filho único de José Antonio de Souza Lima e de Judith Ramos Guião de Lima, sendo descendente pelos dois ramos da família de cafeicultores pioneiros nos anos oitocentos na região de Valença e de Rio Preto MG. Viúvo no segundo matrimônio, de Carmen Luiza Pereira de Matos, deixa o filho Roberto Guião de Souza Lima Júnior (do primeiro matrimônio), as enteadas Patrícia, Isabela e Aline Matos Resende Paiva e cinco netos: Marina, Gustavo, Guilherme, Vitor e Cecília.

Administrador de empresas e contador, fez carreira profissional na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, RJ, onde residia e foi funcionário por 30 anos, aposentado em 1990. Executivo em outras empresas até junho de 1996. Consultor empresarial.

Associado do Colégio Brasileiro de Genealogia em 1997, eleito Adjunto em 1999 e em 2004 Titular da Cadeira nº 1, patrono Carlos da Silveira; Efetivo dos Institutos Históricos e Geográfico do Rio de Janeiro, e de Vassouras-RJ; Correspondente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba-SP, e do Instituto de Estudos Valeparaibanos, Lorena-SP. Membro e fundador do Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba (PRESERVALE) – Valença / Rio de Janeiro (RJ).

Autor de vários artigos publicados em revistas, jornais e em veículos das instituições culturais às quais era vinculado.

Como descrevia, “desde 1989 pesquisava a história do café no Vale do Rio Paraíba do Sul e no Oeste” (em sentido geográfico ampliado) de São Paulo, nos séculos XIX, bem como a genealogia das famílias envolvidas nessas epopeias.

Livros de sua autoria:
· “VOLTA REDONDA DO CAFÉ E DO LEITE – 140 Anos de História”, fazendas e famílias pioneiras e sucessoras, editado pela Secretaria Municipal de Cultura da PMVR em novembro de 2004. (esgotado)
· “FAZENDA TRÊS POÇOS do Café à Universidade”, organizador e coautor em parceria com o embaixador João Hermes Pereira de Araújo, editado pela Editora FOA da Fundação Oswaldo Aranha em novembro de 2007 (2a edição maio de 2009 e 3a edição abril de 2018).
· “A HISTÓRIA DA FAZENDA DO PARAIZO E DE SUA GENTE”, edição do autor com divulgação restrita (abril de 2014)
· “BARRA MANSA – Fazendas Históricas”, coautor em parceria com Nikson Salem, editado pela Academia Barramansense de História, Vol. 3 da Coleção Nossa História (1ª edição 2015)
· “FAZENDA SANT’ANNA DO TURVO – Fragmentos da História”, edição do autor em maio de 2019
· “VALE DO CAFÉ, no popular e no histórico…”, edição do autor em dezembro de 2020 (livreto)
. “ANTONIO DINIZ DA COSTA GUIMARÃES – 1º barão de Santa Isabel – Fragmentos da Vida – Um português, arredio e misterioso, que ficou rico com o café e que recebeu honrarias, comendas e título nobiliárquico do Império do Brasil” – Edição do autor, 2022.

Deixado incompleto, sem data prevista de conclusão: “PANORAMA DO CICLO DO CAFÉ NO VALE DO PARAÍBA DO BRASIL IMPERIAL”

Imprescindível conhecer a magnificência do trabalho de pesquisa do confrade Roberto Guião, na criação e manutenção do “Arquivo RGSL”, suportado por uma biblioteca histórica e genealógica com cerca de 1.479 títulos, 65.600 folhas e de 36.650 imagens, cujo objetivo central era a memória histórica e genealógica do chamado “CICLO DO CAFÉ”. Saiba mais (muito mais) sobre o trabalho do já saudoso companheiro de jornada histórico-genealógica em historiadocafe.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

certidao de nascimento
TJ nega alteração na data de nascimento com base apenas em certidão de batismo

Fonte: ARPEN/BR Na sessão realizada na quarta-feira (5/6) A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins decidiu reformar […]

SAIBA MAIS
familysearch
24 fatos interessantes sobre o FamilySearch que talvez você não saiba

Notícia original publicada no blog do FamilySearch O FamilySearch celebrou seus primeiros 125 anos de descoberta familiar em novembro de […]

SAIBA MAIS
iajgs
44ª Conferência Internacional de Genealogia Judaica da IAJGS

Mensagem publicada no site da IAJGS – International Association of Jewish Genealogical Societies Você está procurando um avanço genealógico que […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo