Nota de Falecimento – Titular da Cadeira nº 1

Profundamente consternados, lamentamos informar o falecimento, nesta manhã de 5 de maio, em Volta Redonda-RJ, de ROBERTO GUIÃO DE SOUZA LIMA.

Nasceu em 18.03.1939, no distrito de Barão de Juparanã (Ilha do Búfalo), Valença-RJ, filho único de José Antonio de Souza Lima e de Judith Ramos Guião de Lima, sendo descendente pelos dois ramos da família de cafeicultores pioneiros nos anos oitocentos na região de Valença e de Rio Preto MG. Viúvo no segundo matrimônio, de Carmen Luiza Pereira de Matos, deixa o filho Roberto Guião de Souza Lima Júnior (do primeiro matrimônio), as enteadas Patrícia, Isabela e Aline Matos Resende Paiva e cinco netos: Marina, Gustavo, Guilherme, Vitor e Cecília.

Administrador de empresas e contador, fez carreira profissional na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, RJ, onde residia e foi funcionário por 30 anos, aposentado em 1990. Executivo em outras empresas até junho de 1996. Consultor empresarial.

Associado do Colégio Brasileiro de Genealogia em 1997, eleito Adjunto em 1999 e em 2004 Titular da Cadeira nº 1, patrono Carlos da Silveira; Efetivo dos Institutos Históricos e Geográfico do Rio de Janeiro, e de Vassouras-RJ; Correspondente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba-SP, e do Instituto de Estudos Valeparaibanos, Lorena-SP. Membro e fundador do Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba (PRESERVALE) – Valença / Rio de Janeiro (RJ).

Autor de vários artigos publicados em revistas, jornais e em veículos das instituições culturais às quais era vinculado.

Como descrevia, “desde 1989 pesquisava a história do café no Vale do Rio Paraíba do Sul e no Oeste” (em sentido geográfico ampliado) de São Paulo, nos séculos XIX, bem como a genealogia das famílias envolvidas nessas epopeias.

Livros de sua autoria:
· “VOLTA REDONDA DO CAFÉ E DO LEITE – 140 Anos de História”, fazendas e famílias pioneiras e sucessoras, editado pela Secretaria Municipal de Cultura da PMVR em novembro de 2004. (esgotado)
· “FAZENDA TRÊS POÇOS do Café à Universidade”, organizador e coautor em parceria com o embaixador João Hermes Pereira de Araújo, editado pela Editora FOA da Fundação Oswaldo Aranha em novembro de 2007 (2a edição maio de 2009 e 3a edição abril de 2018).
· “A HISTÓRIA DA FAZENDA DO PARAIZO E DE SUA GENTE”, edição do autor com divulgação restrita (abril de 2014)
· “BARRA MANSA – Fazendas Históricas”, coautor em parceria com Nikson Salem, editado pela Academia Barramansense de História, Vol. 3 da Coleção Nossa História (1ª edição 2015)
· “FAZENDA SANT’ANNA DO TURVO – Fragmentos da História”, edição do autor em maio de 2019
· “VALE DO CAFÉ, no popular e no histórico…”, edição do autor em dezembro de 2020 (livreto)
. “ANTONIO DINIZ DA COSTA GUIMARÃES – 1º barão de Santa Isabel – Fragmentos da Vida – Um português, arredio e misterioso, que ficou rico com o café e que recebeu honrarias, comendas e título nobiliárquico do Império do Brasil” – Edição do autor, 2022.

Deixado incompleto, sem data prevista de conclusão: “PANORAMA DO CICLO DO CAFÉ NO VALE DO PARAÍBA DO BRASIL IMPERIAL”

Imprescindível conhecer a magnificência do trabalho de pesquisa do confrade Roberto Guião, na criação e manutenção do “Arquivo RGSL”, suportado por uma biblioteca histórica e genealógica com cerca de 1.479 títulos, 65.600 folhas e de 36.650 imagens, cujo objetivo central era a memória histórica e genealógica do chamado “CICLO DO CAFÉ”. Saiba mais (muito mais) sobre o trabalho do já saudoso companheiro de jornada histórico-genealógica em historiadocafe.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Capturar
Associados são notícia – Sessão solene em homenagem aos genealogistas capixabas

A Câmara Municipal de Vitória, Espírito Santo, no dia dez de maio de 2024, homenageou alguns genealogistas com o diploma […]

SAIBA MAIS
article
Justiça revê data de união de tataravôs para provar ascendência italiana de tataraneto

Notícia originalmente publicada no site Poder Judiciário de Santa Catarina. Uma decisão judicial prolatada na comarca de Campo Erê/SC, vai […]

SAIBA MAIS
image
Seminário Internacional “História das migrações no contexto dos 200 anos de migrações alemãs para o Brasil” e XXV Simpósio de História da Imigração e Colonização / 21 – 24 de julho de 2024

Notícia originalmente publicada no site do Instituto Histórico de São Leopoldo. Data: 21/7/24, domingo, 18h-21h 22/7/24, segunda-feira (os 3 turnos) […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo