Nota de Falecimento – Titular da Cadeira nº 29

O Colégio Brasileiro de Genealogia leva ao conhecimento do Quadro Associativo a triste notícia do falecimento do Confrade e Titular da Cadeira nº 29, Dalmiro da Motta Buys de Barros.

Nascido em 23 de março de 1942, no Rio de Janeiro-RJ, era filho de Alamiro Bica Buys de Barros e Maria Clara da Motta Buys. Museólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNI-RIO e em Belas Artes, pelo Instituto de Belas Artes (hoje Escola de Artes Visuais). Foi também paleógrafo, heraldista e grande colecionador de fotografias antigas, que conhecia profundamente.

Dirigiu o Centro de Genealogia e Heráldica do IBRACLA (Instituto Brasileiro da Cultura Luso-Afro-Asiática) em 1978. Ingressou no Colégio Brasileiro de Genealogia em 25 de janeiro de 1969 e se tornou titular em 25 de janeiro de 1989. Foi eleito presidente desta instituição no biênio 2004-2005.

Foi, ainda, Membro do Instituto Genealógico Brasileiro, do Instituto Português de Heráldica e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba-SP.

Publicou seu primeiro trabalho – “Uma carta de brasão, nobreza e fidalguia na seção de manuscritos da Biblioteca Nacional” – no boletim do IBRACLA, números e 6 (1978). Em 1990, deu início à edição de suas pesquisas sobre o meio urbano do Rio de Janeiro dos séculos XVII a XX, com base nos documentos do Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio, que resultaram na publicação de três fascículos iniciais da coleção “Banhos – Resumos dos processos de casamento do Bispado do Rio de Janeiro”.

Por indicação do CBG, participou das comissões julgadoras para escolha do brasão dos municípios fluminenses de São José do Vale do Rio Preto (1990) e Queimados (1993), recebendo, na ocasião, a Medalha de Mérito da Prefeitura daquele primeiro município.

Faleceu em 9 de maio deste ano, no Rio de Janeiro-RJ. O velório será realizado hoje, 10 de maio de 2023, no Crematório São Francisco Xavier, às 16h, no Rio de Janeiro-RJ. A cremação se dará em sequência, às 18h, no mesmo local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

whatsapp image at ..
Procura por testes de ancestralidade cresce mais de 1.000% no Brasil; entenda mapeamento

Especialistas explicam que testagem genética é feita a partir da saliva ou da coleta de sangue, mas é preciso ter […]

SAIBA MAIS
banner
Jornada para o Brasil – História das migrações dos povos de língua alemã

Notícia publicada no site do Instituto Martius-Staden. Exposição didática comemorativa – Em 2024, são celebrados os 200 anos da imigração […]

SAIBA MAIS
fs
O FamilySearch realiza projeto de digitalização nas cidades de São José do Norte e de Rio Grande

Notícia publicada no blog do FamilySearch O FamilySearch, representado por seu gerente de relações institucionais, Marcelo Gayger Amaro, e por […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo