Nota de Falecimento – Titular da Cadeira nº 6

O Colégio Brasileiro de Genealogia leva ao conhecimento do Quadro Associativo a pesarosa notícia do falecimento do Titular de sua Cadeira nº 6, Reverendo Armindo Laudário Müller. Lamentamos tão tardia informação, uma vez que o confrade faleceu em Santa Cruz do Sul-RS a 29 de novembro do ano findo, mas apenas em 1º de fevereiro, chegou-nos a notícia, enviada pelo associado Luciano Schmidt, residente naquela cidade, a quem agradecemos.

Filho mais velho de Arthur Teodoro Müller e Hilda Radmann Müller, nasceu em Panambi, RS, a 01 de setembro de 1942. Descendente de um dos três pioneiros da localidade, fundada em 1899 por imigrantes alemães. Graduado pela Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil-IECLB em 1966, passou a atuar em paróquias do RS. Na IELCB exerceu as funções de secretário de comunicação e secretário executivo nacional.

Pároco da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo, fundada em 03 de maio de 1824, a mais antiga comunidade protestante do Brasil e da América Latina. Assessor teológico da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE e do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo – RJ.

Cidadão Emérito de Santa Cruz do Sul – RS e Cidadão Honorário Nova Friburgo – RJ. Detentor da Comenda Dante Alleghieri, da Colônia Italiana de Nova Friburgo.

Membro de vários institutos e academias dos locais onde exerceu seu ministério: fundador do Conselho de Desenvolvimento de Arroio do Tigre – RS, (onde foi secretário); e do centro Filatélico de Sobradinho- RS. Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras – ANPHCTB, RS e do Centro Cultural Teuto-Friburguense – Nova Friburgo, RJ. Associado do Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul – INGERS; Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, SP – IHGGS e Academia Friburguense de Letras – Nova Friburgo, RJ.

Foram centenas de reportagens e artigos para jornais e revistas em âmbito local e nacional, e vários livros publicados, que podem ainda, neste momento, ser conhecidos em sua biografia completa na página do CBG /seção Titulares, a ser brevemente transposta para a seção História/Antigos Titulares.

Associado do Colégio Brasileiro de Genealogia desde junho de 1989, a 18 de fevereiro de 2004 foi eleito Titular da Cadeira nº 6, que tem por patrono Luiz Gonzaga da Silva Leme.

Faleceu 29 de novembro de 2022, em Santa Cruz do Sul, RS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Capturar
IMS e IHGB disponibilizam imagens históricas com possibilidade de download

Notícia originalmente publicada no Instagram do Instituto Moreira Salles Fotografias do IHGB em domínio público estão liberadas para download na […]

SAIBA MAIS
conarq
Resolução nº 54, de 8/12/23, sobre tratamento de dados pessoais em arquivos permanentes

O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ publicou a Resolução n. 54, de 8/12/2023, estabelecendo importantes diretrizes e regras para […]

SAIBA MAIS
big cover front
Lançamento – 2a. edição de Efemérides Capixabas, por Paulo Stuck Moraes

O associado Paulo Stuck Moraes acaba de lançar a segunda edição de sua obra “Efemérides Capixabas”. A obra reúne 322 […]

SAIBA MAIS
Volatr ao topo